Projeto Cataplana Algarvia

PROJETO CATAPLANA ALGARVIA

O projeto Cataplana Algarvia surge da constatação de que este utensílio, enquanto símbolo da gastronomia regional, ainda é pouco conhecido quando comparado com outros utensílios também icónicos, como a tajine ou a wok.

Para inverter esta realidade, a Tertúlia Algarvia, a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve unem esforços no sentido de desenvolver conteúdos e promover experiências, contando, para o efeito, com o financiamento do Programa Operacional Algarve 21.

O resultado desse trabalho conjunto está agora visível neste sítio da Internet. Aqui, pode assistir a vídeos de receitas de cataplana apresentados por oito prestigiados Chefes de cozinha: Augusto Lima, Carlos Valente, Chakall, Frederico Lopes, Henrique Leandro, Justa Nobre, Lígia Santos e Nuno Diniz.

Essas receitas também integram o livro ‘Cataplana Algarvia: Tradições e Recriações’, que reúne mais de 40 confeções. Caso pretenda cozinhá-las para os seus familiares e amigos, tem a possibilidade de descarregar esta publicação gratuitamente neste sítio da Internet.

Outra maneira de entrar no mundo da cataplana é através dos programas de experiências ‘Cataplana com todos’, que o desafiam a vestir o avental e a participar numa aula de culinária, que culmina com uma refeição recheada de sabores e aromas algarvios.

Cataplana além-fronteiras

Os vídeos e o livro, editados em vários idiomas, são apenas dois dos caminhos usados, no âmbito deste projeto, para levar o nome da cataplana e da gastronomia do Algarve além-fronteiras.

Durante o período de implementação desta iniciativa, foram realizadas várias demonstrações de cozinha ao vivo em diferentes cidades algarvias, que, no total, contaram com a presença de 12 mil pessoas, entre residentes e visitantes.

Também operadores turísticos e jornalistas, de diferentes nacionalidades, puderam tomar contacto com as inúmeras potencialidades da cataplana, em aulas e demonstrações de cozinha organizadas dentro e fora do país.

Se ainda desconhece essas potencialidades, deixe-se ficar mais um pouco e explore todos os conteúdos aqui disponíveis. Certamente que, depois de o fazer, a cataplana passará a ser presença habitual à sua mesa.